segunda-feira, 7 de junho de 2010

O grupo

Um grupo apresenta-se como uma unidade social, sendo um conjunto limitado de pessoas com papéis interdependentes, mas unidas por objectivos e características comuns, desenvolvendo múltiplas interacções entre si, regulando ainda o seu comportamento por um conjunto de normas estabelecidas pelos próprios elementos do grupo. No grupo, as pessoas desenvolvem a sua estrutura pessoal através de troca de ideias e do diálogo, criando-se uma consciência colectiva que não e igual à soma das consciências individuais.

Os grupos, devem-se considerar como um todo, que luta por essa mesma identificação de objectivos comuns; Com as regras que estabelecem entre si, mantêm-se no mesmo uma certa coerência; Deverá surgir no mesmo a coesão, sendo esta característica que mantém o grupo unido e garante a eficácia desse mesmo trabalho em grupo, e constitui para os técnicos que trabalham com o mesmo, um indicativo da situação do grupo e do seu grau de maturidade social;
A dinâmica interna que se cria no grupo cria um clima social especial – no mesmo existem conflitos, ajudas, tréguas, desuniões, amizades, etc. Isto, deve-se ao facto de existirem no mesmo inseguranças, lutas patentes, oposições ao lider e frustrações.
Assim, a vida em grupo torna-se dificil, também pelo facto de existirem diferenças e juizos de valor entre as pessoas, falta de abertura e a indisposição em relação ao grupo.
Em suma, a coesão referida já anteriormente, é importante ainda para que as pessoas permanecam juntas, para aumentar a confiança e lealdade, para que os elementos se sintam seguros e satisfeitos e orgulhosos pela pertença ao grupo e ainda para failitar as suas relações interpessoais, proporcionando assim o desenvolvimento pessoal e social de cada indivíduo.

De facto, desde sempre o homem se apresentou enquanto ser social. Para tal, tanto os diferentes tipos de grupos - grupo familiar, o grupo escolar, o grupo laboral, o grupo de amigos, enfim, todo o grupo que funcione com coesão, partilha de sentimentos, comportamentos e afectos, é um grupo potencialmente rico e estimulador para o crescimento das relações inter e intra pessoais.