quinta-feira, 22 de abril de 2010

Phillips 6/6


Esta é uma técnica útil para estimular os membros do grupo a participarem. Pode ser utilizada em pequenos ou grande grupos. Técnica de 6 minutos para 6 pessoas, em que se propõe a realização de uma tarefa.

Ainda estimula a troca de idéias, encoraja a divisão de trabalho e a responsabilidade; ajuda os membros a se libertarem de suas inibições e participação num debate.

  • Objectivos:
conseguir de forma rápida propostas de todo o grupo; promover a participação de todos os elementos do grupo e desenvolver a segurança e confiança necessárias para essa participação; organização grupal para elaborar e trocar informação mediante gestão eficaz do tempo;

  • Descrição:

Explicar ao grupo o funcionamento da técnica, sua finalidade, o papel e as atitudes esperadas de cada membro e o tempo disponível para a discussão.

Dividir o grupo em subgrupos, aproveitando para colocar juntos os membros que ainda não se conheçam.

Solicitar aos membros dos pequenos grupos que se apresentem, escolham um coordenador para os debates e um relator ou secretário para fazer as anotações.

Esclarecer qual o tempo disponível.

Terminado o tempo, cada elemento de cada subgrupo receberá um número.

Agora os subgrupos tornam a se reunir, mas todos os “1″ num grupo; todos os “2″ noutros; e assim por diante.

Cada um apresentará para o subgrupo as conclusões do seu antigo subgrupo.

Os relatores dos subgrupos (os dois) reunir-se-ão para elaborar um único relatório, que poderá ser oral ou escrito, para apresentá-lo ao grupo.