quinta-feira, 10 de junho de 2010

Liderança

Liderança é o processo de conduzir um grupo de pessoas, transformando-o numa equipe que gera resultados. Este processo, deve criar um clima em que todos queiram contribuir para uma produção eficiente e eficaz, em que todos tenham interesse em aprender recursos técnicos e teóricos para resolver os problemas e efetuar melhorias no trabalho.

Estilos de liderança:

Líder Autocrático- mantém o controle , não delega, é autoritário; O líder toma decisões individuais, desconsiderando a opinião dos liderados. O líder é dominador e pessoal nos elogios e nas críticas ao trabalho de cada membro.
Líder Paternalista- protege o funcionário, para se sentir protegido, assim não ajuda no crescimento profissional; paternalismo é uma atrofia da Liderança, onde o Líder e sua equipe tem relações interpessoais similares às de pai e filho. A Liderança paternalista pode ser confortável para os liderados e evitar conflitos, mas não é o modelo adequado num relacionamento profissional, pois numa relação paternal, o mais importante para o pai é o filho, incondicionalmente.
Líder Democrático- participa, busca consenso,e também prestígio; este tipo de liderança é voltado para as pessoas e há participação dos liderados no processo decisório. O líder procura ser um membro normal do grupo. Ele é objetivo e limita-se aos fatos nas suas críticas e elogios.
Líder Liberal (Laissez Faire)- significa literalmente "deixai fazer, deixai ir, deixai passar". O líder delega todas as tarefas, é ausente; as pessoas tem mais liberdade na execução dos seus projetos, indicando possivelmente uma equipe madura, auto dirigida e que não necessita de supervisão constante. Por outro lado, a Liderança liberal também pode ser indício de uma liderança negligente e fraca, onde o líder deixa passar falhas e erros sem corrigi-los.
Características fundamentais de um Líder:
Conhecimento do trabalho
Conhecimento das responsabilidades
Capacidade de ensinar ou treinar
Capacidade de melhorar os métodos de trabalho
Capacidade de dirigir
Um líder não poderá transmitir...
Insegurança, falta de confiança em si, inibições, timidez, a própria situação
Na verdade um Líder deverá usar todos os estilos, vai depender da maturidade da equipe, do tempo para execução do trabalho e da experiência dos membros da equipe de trabalho.