segunda-feira, 20 de junho de 2011

Projecto de animação sociocultural num Centro de Dia para a Terceira Idade - Casos Práticos (SERRANO, 2008)

No âmbito da unidade curricular e dos seus conteúdos, abordamos essencialmente a temática: Elaboração de projectos. Assim, procedemos à análise de alguns projectos disponibilizados no livro Elaboração de Projectos Sociais, de Glória Pérez Serrano.

Um dos projectos que o mesmo continha é o "Projecto de Animação Sociocultural num Centro de Dia para a Terceira Idade" que como vimos, tem por objectivo principal o da transformação da própria realidade dos mesmos, através do melhoramento das suas actividades, devendo estas assim ser mais dinâmicas, em função das suas limitações físicas, psíquicas ou sociais, assim como também contribuir para uma transformação do próprio conceito que a sociedade atribui aos centros de dia.

Este projecto de facto foi delineado tendo em conta todas as fases cruciais para a elaboração de um projecto social, e das quais já estudadas, sendo que inicialmente, numa fase de diagnóstico, este apontou para a deteriorização intelectual e existência de sintomatologia depressiva nos seus pacientes, motivo pelo qual move toda a acção planificada, de modo a organizar experiências, reforçar a auto-estima e fomentar as relações sociais, uma vez que se verificaram nos mesmos posturas muito individualistas.

Deste modo, a metodologia utilizada foi basicamente qualitativa e didáctica, utilizando portanto como suas actividades, o debate face a temas expostos, actividades formativo-educativas, como a leitura de artigos e o comentário face aos mesmos em grupo, actividades artísticas, actividades corporais e actividades que abrem o centro a toda a Comunidade, e também di´^amicas de grupo.

Para tal, e tendo em conta as fases do projecto, de facto é necessário termos técnicas e instrumentos de avaliação do que nos propusemos, para verificar essencialmente a adequabilidade, pertinência e eficácia do mesmo, sendo portanto utilizadas as entrevistas, testes, observação nao participativa, registos, técnicas d emotivação,procedendo-se assim a análises qualitativas dos dados recolhidos.

Tendo em conta o que se planificou, e tendo em conta o diagnóstico elaborado e o grupo alvo, penso que as mesmas estavam adequadas ao grupo-alvo e bem estruturadas e pertinentes para o intuito que se pretendia, facto que se comprovou de acordo com o autor, pela execução do projecto, tendo sido também demonstradas significativas alterações nos idosos bem como a sua forma de estar e pensar. Isto, através de uma maior participação do idoso, do seu desenvolvimento pessoal e do aumento das relações sociais, um papel mais activo, quebra de monotonia nas suas vidas, mostrando-se os mesmos mais satisfeitos e alegres, aproveitando o seu dia de maneira diferente.

Contudo, uma vez que um dos objectivos deste projecto era alterar a forma de pensar da sociedade face aos Centros de Dia, assim como lhes conferir uma certa participação e acesso ao mesmo, era fundamental que estes resultados tivessem sido divulgados para a própria comunidade.


SERRANO, Glória Pérez, Elaboração de projectos sociais. Casos Práticos, Porto, Porto Editora, 2008