Tendo em conta o pressuposto de Milice Ribeiro dos Santos, podemos verificar que o Trabalho de Projecto, para se desenvolver de forma pertinente e eficaz, terá de se desenvolver basicamente nas seguintes fases:
1- Identificação do Problema
2- Identificação e escultura dos problemas parcelares
3- Constituição dos grupos de trabalho
4- Planificação do Trabalho
5- Trabalho de Campo
6- Dinâmica de teorização e pesquisa no terreno
7- Produção de registos e apresentação do grande grupo
8- Critica avaliativa dos trabalhos de grupo
9- Globalização
10- Avaliação do Trabalho de Projecto
Como podemos verifica, todo o desenvolvimento de Trabalho de Projecto é feito faseadamente, atendendo ao problema e necessidade de cada uma das fases, e implica pois um trabalho de pesquisa, tempos de planificação e uma intervenção com finalidade de responder a problemas.
Deste modo, mantém-se uma constante interacção entre a teoria e a prática, sendo ambas fundamentais em todo este processo.
Sendo centrado portanto num estudo de problemas, procura atingior as suas finalidades (dar soluções a problemas), através de uma reflexão sistematizadora, na teorização, na organização de dados encontrados e na estriuturação da produção.
Deste modo, o Trabalho de projecto é fulcral na prática dos educadores socioprofissionais, uma vez que potenciam competencias sociais tais como a comunicação, o trabalho em equipa, a gestão de conflitos, a tomada de decisão e a avaliação de processos na sua intervenção; Liga a teoria à prática também através da interdisciplinaridade; para o desenvolvimento de diversas capacidades, e ainda para aprender a resolver problemas partindo das situações e dos recursos existentes;