sexta-feira, 24 de junho de 2011

Investigação-acção

Características:


  • Continuidade do trabalho

  • Coloca a tónica na componente prática

  • Coloca a tónica na melhoria das estratégias de trabalho utilizadas

  • Conduz a um aumento significativo na qualidade e eficácia da prática desenvolvida

A investigação-acção deste modo permite então criar um clima de revisão e transformação de determinadas questões da realidade socioeducativa, assim como superar algumas discrepâncias existentes entre o binómio teoria-prática, possibilitando melhorias significativas no que diz respeito à qualidade.


O intuito deste método é a transformação da realidade, do participante da investigação-acção. é um processo que encaminha para a tomada de consciência dos participantes, da sua própria situação e verifica se estes e esta têm capacidade de melhorar. O que não supõe apenas a sua situação inicial, mas também analisar os recursos e a sua distribuição, assim como as possibilidades alternativas.


Com todo este processo pretende-se melhorar a sociedade a partir dea melhora de uma das suas partes: desenvolvendo capacidades dos seus membros, analisando necessidades, fins, interesses, etc; encontrando soluções a determinados problemas e iniciando novas actividades sociais.


Este estilo de investigação torna-se apelativo e motivador na medida em que coloca a tónica na componente prática e na melhoria das estratégias de trabalho utilizadas, o que conduz a um aumento significativo na qualidade e eficácia da prática desenvolvida.