
Ainda estimula a troca de idéias, encoraja a divisão de trabalho e a responsabilidade; ajuda os membros a se libertarem de suas inibições e participação num debate.
- Objectivos:
- Descrição:

Ainda estimula a troca de idéias, encoraja a divisão de trabalho e a responsabilidade; ajuda os membros a se libertarem de suas inibições e participação num debate.
O Brainstorming foi desenvolvido por Alex Osborn em 1930, trata-se de uma técnica com a finalidade de explorar a criatividade do time.
Esta gera idéias, estimula a criatividade, a participação, a motivação, a moral do time. Também é conhecido como: Tempestade de Idéias, Chuva de Idéias, Explosão de Idéias, Tempestade Cerebral.
O Brainstorming é utilizado por times, para gerar grande quantidade de idéias, em curto espaço de tempo para:
Levantar problemas
Identificar as causas do problema
Gerar alternativas para solução do problema
Antecipar futuros problemas ou causas.
criar ideias novas, explorar potencialidade criativa do indivíduo, exposição rápida de ideias sem serem criticadas, reduzir a tensão; Favorece a inibição dos integrantes mais tímidos;
aproximandamente 15 a 30 minutos, tendo em conta o número de indivíduos;
todas as faixas etárias; pequeno ou grande grupo.
1ºpede-se aos participantes que se coloquem em círculo. Depois, explica-se aos participantes as regras desta dinâmica, sendo que se deve deixar as ideias fluir livremente, não debater nem criticar as ideias dos outros, todas as pessoas devem participar e ainda deve-se manter o humor e ser criativo.
O educador ou animador de grupos clarifica quanto ao tópico a analisar, deixando-se deste então fluir livremente as ideias de cada participante, evitando debates paralelos, e principalmente tentar gerar o maior número de ideias.
No fim, de forma conjunta, seleccionam-se as melhores ideias para a temática em questão.
texto:http://hermes.ucs.br/masp/brain.html
imagem:http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/5/5b/2007-07-13-brainstorming.gif
Esta pirâmide traduz a sua teoria, remetendo as necessidades humanas de forma hierárquica. Estão assim dispostos pelo grau de urgência, o que nos demonstra portanto, que o homem só se começa a preocupar com algumas questões da sua vida, quando tem asseguradas principalmente as necessidades fisiológicas, pois são estas que de certa forma asseguram a sua sobrevivência. Tanto estas como as necessidades de segurança traduzem-se em necessidades primárias. Após estas estarem assegurandas, o ser humano tem posteriores motivações , sendo assim denominadas de necessidades secundárias, sendo elas as restantes (sociais/amor, estima (ego) e de auto-realização). Hierarquizando assim as necessidades humanas por Maslow, pretende-se uma maior compreensão das motivações das pessoas. Contudo, o topo desta pirâmide não está ao alcance de todos. Os comportamentos seguem determinados estímulos, e cada indivíduo tem as suas motivações/necessidades por isso, o nível de auto-realização nao está ao mesmo nível para todos, pois cada um assume as suas próprias expectativas e objectivos.