Assim, o método é o caminho que se escolhe para atingir um determinado fim. A metodologia é então o estudo desses métodos.
Bibliografia:
Diagnóstico - Processo de analisar a situação, o problema, o grupo que o projecto terá como objecto; é uma fase operativa da acção - visão partilhada da realidade. O Diagnóstico permite pois identificar os problemas, determinar pontos fortes, pontos fracos, ameaças e oportunidades (determinado por exemplo a partir de uma análise SWOT);Um bom diagnóstico deve ser: sistemático, interpretativo, participativo, multidisciplinar e prospectivo. Neste âmbito devemos assim estabelecer prioridades de intervenção.
-Detectar necessidades
-Estabelecer prioridades
-Fundamemtar o problema
-Localizar o projecto
-Rever a bibliografia
-Prever a população
-Prever os recursos
Planificação - ter em conta o grupo-alvo, definir objectivos gerais e específicos, metas, actividades, recursos, proceder à elaboração de um cronograma, definição de estratégias e a duração da intervenção;
-Objectivos (Gerais/Específicos)
-Metodologia (Actividades, técnicas e instrumentos, definir a população, identificar a amostra, recolha de dados, análise de dados)
-Calendarização
-Recursos (Humanos, materiais e financeiros)
Execução do projecto
-Desenvolvimento do projecto
-Acompanhamento do projecto
-Controlo do projecto
Avaliação
-Avaliação diagnóstico
-Avaliação processo
-Avaliação final
É
fulcral ainda a elaboração de um relatório finalBibliografia: SERRANO, Glória Pérez, Elaboração de projectos sociais, Porto, Porto Editora, 2008