sexta-feira, 24 de junho de 2011

O principezinho



Na unidade curricular analisamos um excerto da obra "O principezinho" de Antoine Saint-Exupéry, em torno da temática "Cativar".

De facto o ser humano não consegue estar sozinho. Enquanto espécie, somos seres e indivíduos biopsicossocioeducativoculturais. Esta expressão remete-nos para o facto de que possuimos um corpo, uma personalidade e vivemos em grupos sociais, sendo estes factores cruciais para a sobrevivência, sendo ainda seres produtores de cultura. Esta cultura passa-se através da educação.

Isto traduz o anima Educandum porque nos auto-educamos, hetero-educamos e inter-educamos.

De facto, precisamos de ter sempre alguém próximo de nós mesmo que seja no "imaginário", descobrindo assim estratégias para que a relação com o outro seja fácil, onde o cativar deve ser uma constante.

Investigação-acção

Características:


  • Continuidade do trabalho

  • Coloca a tónica na componente prática

  • Coloca a tónica na melhoria das estratégias de trabalho utilizadas

  • Conduz a um aumento significativo na qualidade e eficácia da prática desenvolvida

A investigação-acção deste modo permite então criar um clima de revisão e transformação de determinadas questões da realidade socioeducativa, assim como superar algumas discrepâncias existentes entre o binómio teoria-prática, possibilitando melhorias significativas no que diz respeito à qualidade.


O intuito deste método é a transformação da realidade, do participante da investigação-acção. é um processo que encaminha para a tomada de consciência dos participantes, da sua própria situação e verifica se estes e esta têm capacidade de melhorar. O que não supõe apenas a sua situação inicial, mas também analisar os recursos e a sua distribuição, assim como as possibilidades alternativas.


Com todo este processo pretende-se melhorar a sociedade a partir dea melhora de uma das suas partes: desenvolvendo capacidades dos seus membros, analisando necessidades, fins, interesses, etc; encontrando soluções a determinados problemas e iniciando novas actividades sociais.


Este estilo de investigação torna-se apelativo e motivador na medida em que coloca a tónica na componente prática e na melhoria das estratégias de trabalho utilizadas, o que conduz a um aumento significativo na qualidade e eficácia da prática desenvolvida.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Projecto de animação sociocultural num Centro de Dia para a Terceira Idade - Casos Práticos (SERRANO, 2008)

No âmbito da unidade curricular e dos seus conteúdos, abordamos essencialmente a temática: Elaboração de projectos. Assim, procedemos à análise de alguns projectos disponibilizados no livro Elaboração de Projectos Sociais, de Glória Pérez Serrano.

Um dos projectos que o mesmo continha é o "Projecto de Animação Sociocultural num Centro de Dia para a Terceira Idade" que como vimos, tem por objectivo principal o da transformação da própria realidade dos mesmos, através do melhoramento das suas actividades, devendo estas assim ser mais dinâmicas, em função das suas limitações físicas, psíquicas ou sociais, assim como também contribuir para uma transformação do próprio conceito que a sociedade atribui aos centros de dia.

Este projecto de facto foi delineado tendo em conta todas as fases cruciais para a elaboração de um projecto social, e das quais já estudadas, sendo que inicialmente, numa fase de diagnóstico, este apontou para a deteriorização intelectual e existência de sintomatologia depressiva nos seus pacientes, motivo pelo qual move toda a acção planificada, de modo a organizar experiências, reforçar a auto-estima e fomentar as relações sociais, uma vez que se verificaram nos mesmos posturas muito individualistas.

Deste modo, a metodologia utilizada foi basicamente qualitativa e didáctica, utilizando portanto como suas actividades, o debate face a temas expostos, actividades formativo-educativas, como a leitura de artigos e o comentário face aos mesmos em grupo, actividades artísticas, actividades corporais e actividades que abrem o centro a toda a Comunidade, e também di´^amicas de grupo.

Para tal, e tendo em conta as fases do projecto, de facto é necessário termos técnicas e instrumentos de avaliação do que nos propusemos, para verificar essencialmente a adequabilidade, pertinência e eficácia do mesmo, sendo portanto utilizadas as entrevistas, testes, observação nao participativa, registos, técnicas d emotivação,procedendo-se assim a análises qualitativas dos dados recolhidos.

Tendo em conta o que se planificou, e tendo em conta o diagnóstico elaborado e o grupo alvo, penso que as mesmas estavam adequadas ao grupo-alvo e bem estruturadas e pertinentes para o intuito que se pretendia, facto que se comprovou de acordo com o autor, pela execução do projecto, tendo sido também demonstradas significativas alterações nos idosos bem como a sua forma de estar e pensar. Isto, através de uma maior participação do idoso, do seu desenvolvimento pessoal e do aumento das relações sociais, um papel mais activo, quebra de monotonia nas suas vidas, mostrando-se os mesmos mais satisfeitos e alegres, aproveitando o seu dia de maneira diferente.

Contudo, uma vez que um dos objectivos deste projecto era alterar a forma de pensar da sociedade face aos Centros de Dia, assim como lhes conferir uma certa participação e acesso ao mesmo, era fundamental que estes resultados tivessem sido divulgados para a própria comunidade.


SERRANO, Glória Pérez, Elaboração de projectos sociais. Casos Práticos, Porto, Porto Editora, 2008

Fases do Projecto numa perspectiva operativa

1. Fase de diagnóstico de Necessidades
2. Identificação de Objectivos
3. Especificação de Actividades
4. Tempo de Execução
5. Recursos disponíveis a utilizar
6. A operatividade comporta Programar uma acção:


7. A perspectiva operativa permite descobrir de forma clara, precisa e ordenada o caminho a seguir para resolver o problema
8. Podemos reflectir os elementos do projecto no esquema que se apresenta:


Bibliografia:
SERRANO, Glória, Pedagogia Social, Educação Social, Madrid, Narcea Editores, 2003

quinta-feira, 9 de junho de 2011

10 fases do Trabalho de Projecto

Tendo em conta o pressuposto de Milice Ribeiro dos Santos, podemos verificar que o Trabalho de Projecto, para se desenvolver de forma pertinente e eficaz, terá de se desenvolver basicamente nas seguintes fases:


1- Identificação do Problema

2- Identificação e escultura dos problemas parcelares

3- Constituição dos grupos de trabalho

4- Planificação do Trabalho

5- Trabalho de Campo

6- Dinâmica de teorização e pesquisa no terreno

7- Produção de registos e apresentação do grande grupo

8- Critica avaliativa dos trabalhos de grupo

9- Globalização

10- Avaliação do Trabalho de Projecto


Como podemos verifica, todo o desenvolvimento de Trabalho de Projecto é feito faseadamente, atendendo ao problema e necessidade de cada uma das fases, e implica pois um trabalho de pesquisa, tempos de planificação e uma intervenção com finalidade de responder a problemas.

Deste modo, mantém-se uma constante interacção entre a teoria e a prática, sendo ambas fundamentais em todo este processo.

Sendo centrado portanto num estudo de problemas, procura atingior as suas finalidades (dar soluções a problemas), através de uma reflexão sistematizadora, na teorização, na organização de dados encontrados e na estriuturação da produção.


Deste modo, o Trabalho de projecto é fulcral na prática dos educadores socioprofissionais, uma vez que potenciam competencias sociais tais como a comunicação, o trabalho em equipa, a gestão de conflitos, a tomada de decisão e a avaliação de processos na sua intervenção; Liga a teoria à prática também através da interdisciplinaridade; para o desenvolvimento de diversas capacidades, e ainda para aprender a resolver problemas partindo das situações e dos recursos existentes;