sexta-feira, 24 de junho de 2011
O principezinho
Investigação-acção
- Continuidade do trabalho
- Coloca a tónica na componente prática
- Coloca a tónica na melhoria das estratégias de trabalho utilizadas
- Conduz a um aumento significativo na qualidade e eficácia da prática desenvolvida
A investigação-acção deste modo permite então criar um clima de revisão e transformação de determinadas questões da realidade socioeducativa, assim como superar algumas discrepâncias existentes entre o binómio teoria-prática, possibilitando melhorias significativas no que diz respeito à qualidade.
O intuito deste método é a transformação da realidade, do participante da investigação-acção. é um processo que encaminha para a tomada de consciência dos participantes, da sua própria situação e verifica se estes e esta têm capacidade de melhorar. O que não supõe apenas a sua situação inicial, mas também analisar os recursos e a sua distribuição, assim como as possibilidades alternativas.
Com todo este processo pretende-se melhorar a sociedade a partir dea melhora de uma das suas partes: desenvolvendo capacidades dos seus membros, analisando necessidades, fins, interesses, etc; encontrando soluções a determinados problemas e iniciando novas actividades sociais.
Este estilo de investigação torna-se apelativo e motivador na medida em que coloca a tónica na componente prática e na melhoria das estratégias de trabalho utilizadas, o que conduz a um aumento significativo na qualidade e eficácia da prática desenvolvida.
segunda-feira, 20 de junho de 2011
Projecto de animação sociocultural num Centro de Dia para a Terceira Idade - Casos Práticos (SERRANO, 2008)
SERRANO, Glória Pérez, Elaboração de projectos sociais. Casos Práticos, Porto, Porto Editora, 2008
Fases do Projecto numa perspectiva operativa
2. Identificação de Objectivos
3. Especificação de Actividades
4. Tempo de Execução
5. Recursos disponíveis a utilizar
6. A operatividade comporta Programar uma acção:
7. A perspectiva operativa permite descobrir de forma clara, precisa e ordenada o caminho a seguir para resolver o problema
8. Podemos reflectir os elementos do projecto no esquema que se apresenta:
Bibliografia:
SERRANO, Glória, Pedagogia Social, Educação Social, Madrid, Narcea Editores, 2003