quinta-feira, 26 de maio de 2011

Metodologia

A metodologia desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de projectos sociais, desenvolvendo-se em torno da questão: como se vai fazer?
Assim, o método é o caminho que se escolhe para atingir um determinado fim. A metodologia é então o estudo desses métodos.

É uma explicação cuidada, detalhada e rigorosa de toda a acção desenvolvida do método (caminho) do trabalho de pesquisa.

É ainda uma explicação do tipo de pesquisa, dos instrumentos utilizados (questionários, entrevistas, ...), do tempo previsto, do tratamento dos dados, ou seja, de tudo o que se utilizou no trabalho de pequisa.


Segundo SERRANO (2008) é necessário enumerar e explicar os diferentes passos técnicos que se devem cumprir ou as várias etapas que o processo técnico deve compreender.




"A filosofia que se deve presidir À metodologia de um projecto é o princípio da complementaridade metodológica, o que nos vai facilitar o confronto de resultados" (SERRANO, 2008, p.47)



Bibliografia:


SERRANO, Glória Pérez, Elaboração de Projectos Sociais, Porto, Porto Editora, 2008

Avaliação

A avaliação, como fase constituinte da Metodologia de Trabalho de Projecto, é talvez umas das fundamentais no desenvolvimento de qualquer projecto. ~
Este, permite-nos avaliar e ver o graui de adequação daquilo que nos propusemos, tendo em conta o nosso objectivo fixado.
A avaliaçãoé mais um factor de gestão global da intervenção.

Avaliar para quê?
- Balanço
- Certificar
- Classificar
- Hierearquizar
- Orientar
- Destacar
- Predizer
- Seleccionar
- Diagnosticar

O processo de avaliação é de facto inerente ao ser humano. é uam actividade humana constante, já que a todo o momento temos de recolher informação do meio, valorizar essa informação e decidir em conformidade.
Trata-se de um mecanismo básico de processamento de informação por parte dos seres humanos, que tem como princípios básicos:
- A promoção de igualdade de direitos
- A promoção de sucesso
- A continuidade
- A positividade
- A correcção
- A compreensão
- A promoção de participação de todos os envolvidos na definição dos percursos.
A avaliação assim poderá distinguir-se como externa e interna

Fases constituintes do Projecto

Diagnóstico - Processo de analisar a situação, o problema, o grupo que o projecto terá como objecto; é uma fase operativa da acção - visão partilhada da realidade. O Diagnóstico permite pois identificar os problemas, determinar pontos fortes, pontos fracos, ameaças e oportunidades (determinado por exemplo a partir de uma análise SWOT);Um bom diagnóstico deve ser: sistemático, interpretativo, participativo, multidisciplinar e prospectivo. Neste âmbito devemos assim estabelecer prioridades de intervenção.


-Detectar necessidades
-Estabelecer prioridades
-Fundamemtar o problema
-Localizar o projecto
-Rever a bibliografia
-Prever a população
-Prever os recursos


Planificação - ter em conta o grupo-alvo, definir objectivos gerais e específicos, metas, actividades, recursos, proceder à elaboração de um cronograma, definição de estratégias e a duração da intervenção;




-Objectivos (Gerais/Específicos)
-Metodologia (Actividades, técnicas e instrumentos, definir a população, identificar a amostra, recolha de dados, análise de dados)


-Calendarização


-Recursos (Humanos, materiais e financeiros)




Execução do projecto




-Desenvolvimento do projecto


-Acompanhamento do projecto
-Controlo do projecto




Avaliação




-Avaliação diagnóstico
-Avaliação processo
-Avaliação final






É fulcral ainda a elaboração de um relatório final




Bibliografia: SERRANO, Glória Pérez, Elaboração de projectos sociais, Porto, Porto Editora, 2008