sábado, 30 de abril de 2011

Trabalho de Projecto

O trabalho de Projecto tem como objectivo central a análise e a resolução de Problemas.
Determina acções a serem implementadas respondendo à questão: "O que fazer e como fazer". Contudo, deve permitir sempre alguma flexibilidade e dinâmica, permitindo assim adapatar-se e reorinetar-se à medida que se vai intervindo.

Este, baseia-se fundamentalmente na investigação-acção, ou seja, complemnetando-se sempre a teroria e a prática.


A MTP (Metodologia de Trabalho de Projecto) assume como características fundamentais:


  • Actividade intencional - a partir de um objectivo formulado pelos autores/executores do Projecto que dá sentido às várias actividades e está associado a um produto final para procurar responder ao objectivo geral / inicial;


  • Iniciativa e autonomia dos que realizam;

  • Autenticidade - foca problema de quem executa em deverá envolver sempre originalidade;

  • Complexidade e incerteza - tarefas e problemáticas que precisam de ser projectadas;

  • Carácter prolongado e faseado - Determinado por um longo período de tempo e subdividido em fases que vão desde a definição de objectivo geral até à fase final de resultados e avaliação, como veremos a seguir.

Projecto

O termo Projecto deriva do latim: projectare, que tem como significado "lançar para a frente, atirar, e terá surgido pela 1ºvez no século XV.

Assim, projectar diz respeito ao acto de investigar um determinado tema, problema ou situação com o objectivo de conhecer e apresentar as interpretações dessa realidade.

O projecto, é assim um plano de trabalho que se organiza fundamentalmente para resolver, estudar esse problema.

O trabalho de projecto é assim uma metodologia, caracterizado por um conjunto de técnicas e procedimentos para estudar a realidade social permitindo assim prever, orientar e preparar o caminho para os intervenientes integrantes para a realização do projecto, centrando-se na investigação, análise e reslolução de problemas.


Fonte: http://web.ess.ips.pt/Percursos/pdfs/Revista_Percursos_15.pdf

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Organização do Sistema Educativo Português

O Sistema Educativo Português é um conjunto de meios pelo qual se concretiza o direito à educação orientada para favorecer o desenvolvimento global da personalidade, o progresso social e a democratização da sociedade. Todos os portugueses têm direito à educação e à cultura e o respeito pelo princípio da liberdade de aprender e de ensinar; Responde às necessidades resultantes da realidade social incentivando à formação de cidadãos livres, responsáveis, autónomos e solidários, valorizando a dimensão humana do trabalho.


(Clique nas imagens para uma melhor visualização)


Organização do sistema educativo - Niveís de educação e/ou ensino







Organização do Sistema Educativo tendo em conta a sua Natureza Pedagógica






Organização do Sistema Educativo tendo em conta a sua Natureza Jurídica





Organização do Sistema Educativo - Ministérios que tutelam a educação e o ensino em Portugal




Para podermos aprofundar o que está demonstrado aqui através destes organigramas, podemos consultar a Lei de Bases do Sistema Educativo - Lei nº46/86 de 14 de Outubro, disponibilizada pela DGES em
http://www.dges.mctes.pt/NR/rdonlyres/AE6762DF-1DBF-40C0-B194-E3FAA9516D79/1766/Lei46_86.pdf